segunda-feira, 25 de julho de 2011

[desenhos] Capitão Planeta e a conscientização aos jovens

Capitão Planeta (no original em inglês Captain Planet And The Planeteers) foi criado no começo dos anos 90 nos EUA como uma forma de alerta e interação para com seus telespectadores, que em sua maioria são crianças e adolescentes. No Brasil estreou em 1991 no "Xou da Xuxa".

O super-herói da série, o Capitão Planeta, surge após a combinação dos poderes dos cinco Protetores - terra, fogo, vento, água e coração - com sua frase introdutória Pela união de seus poderes, eu sou o Capitão Planeta!.

Ele obtém forças a partir dos elementos naturais e enfraquece ao ser exposto a poluentes de qualquer tipo. Sua aparência física - cabelos verdes, emblema do globo terrestre dourado no peito, botas e luvas vermelhas, olhos azuis e pele cristalina - é uma junção dos elementos componentes da natureza do mundo. Ele tem consciência de que não pode resolver os problemas ecológicos eternamente. Ele sempre faz questão de dizer que todos devem fazer sua parte aceitando suas responsabilidades em relação ao futuro da Terra, por essa razão ele sempre encerra sua participação em cada episódio com sua frase-lema "O poder é de vocês!", lembrando que as pessoas têm o poder e a atitude para mudar o mundo.

Existem outros personagens, que não são menos importantes que o protagonista, entre eles estão Gaia, o espírito da Terra segundo a mitologia grega, sendo a protetora do planeta. Tem o poder de interação telepática e empatia espiritual para com as pessoas, principalmente as de coração puro. Além dela, também existem os outros 4 elementos e claro, os vilões, que procuram fazer de tudo para destruir ou prejudicar os feitos e esforços dos protetores da Terra.


Quando o desenho foi cancelado em 1996, ele deixou uma herança: criada em 1990, a Captain Planet Foundation, que até hoje recruta jovens em todo o mundo, bem ao estilo dos Planetóides, para ações ambientais voluntárias. Para se tornar um planetóide, basta acessar o site oficial da fundação e se inscrever.

A Captain Planet Foundation, entre outras coisas, é responsável por proclamar o dia 15 de setembro como o “Dia Nacional do Capitão Planeta”. A data que foi criada em 2010, teve a sua primeira comemoração em Atlanta, local onde a série de TV foi criada. A ocasião foi formalmente reconhecida no dia 07 de setembro na prefeitura da cidade, quando o prefeito fez a primeira proclamação da história para um Eco Super-Herói. O Dia do Capitão Planeta, tem a intenção de ser mais do que uma festa nostálgica, é um chamado para a ação.

Para relembrar, matar saudade do desenho, aqui vai o vídeo com a abertura:





Há boatos que saia um filme, baseado na série animada, com personagens reais. É esperar para ver se vai dar certo ;)

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário