quarta-feira, 27 de julho de 2011

[jogos] Jogos de tabuleiro: War!


“Deus quis que os homens se divertissem com muitos e muitos jogos, pois eles trazem conforto e dissipam as preocupações.”
Rei Afonso X de Leão e Castela, no prefácio de seu “Livro dos Jogos” (século XIII)

Jogos disputados por uma ou mais pessoas, utilizando uma base (tabuleiro) onde se movimentam as peças seguindo regras definidas: basicamente, é esta a definição de Jogos de Tabuleiro. Não interessa de que material é feita esta base, já que existem tabuleiros de madeira, pedra, plástico, papelão e inúmeros outros materiais, nem de como são as peças utilizadas ou se as regras são corretamente seguidas – gosto de adaptar um pouco estas – mas sim o quanto de diversão ele proporciona.
Para quem acha que jogos de tabuleiro são “antiguidades”, devo dizer que estão corretos. Realmente, eles apareceram faz alguns poucos milênios e grandes civilizações do passado, como Egito e Mesopotâmia, já se divertiam com eles. Foi a partir destes impérios que se espalharam pelo mundo. Aliás, o primeiro jogo que se tem noticia é o “Senet” do Egito antigo.
Agora, quem pensa que são antiguidades e por isto estão ultrapassados, lamento informar: estão redondamente enganados. Os jogos de tabuleiro, apesar do surgimento dos jogos eletrônicos, ainda são muito populares. Eles fizeram parte da minha infância e ainda fazem parte da minha vida adulta, assim como de grande parte das pessoas. E, observo feliz, fazem parte da infância dos meus sobrinho e crianças próximas. Ou seja, ainda são muito populares.
A imensa variedade de jogos disponíveis ajuda na sua popularização, já que temos jogos para todos os gostos: sensoriais, psíquicos, estratégicos, etc. O objetivo é sempre a vitória, seja ela conquistando territórios, virando milionário, descobrindo o assassino ou exibindo conhecimento. O que buscamos é sempre vencer o adversário, divertindo-se no processo de preferência.
O melhor dos jogos de tabuleiro é a oportunidade de diversão em grupo. Neste verão pegamos alguns dias de chuva na casa de praia, sem TV a cabo, internet ou videogame. Solução para acalmar molecada? Jogos de tabuleiro! Achamos por lá o Imagem & Ação, Banco Imobiliário, War e o Twist. Foi divertido ver a molecada se apaixonando pelos jogos, mas o melhor foi ver a marmanjada se acabando para ganhar. O tempo melhorou e nem notamos.
Espero ficar velhinha jogando e quem roubar no jogo vai levar bengalada! Como isto ainda deve demorar um bom tempo, que tal deixar umas sugestões de jogos por aqui? Vamos lá:
Para crianças, entre 8 e 10 anos (porque antes os jogos são muito bobinhos), recomendaria Ludo, Damas, Jogo da Vida, Banco Imobiliário, Combate, Detetive, Passa-letra, Can-Can, Cara a Cara, Damas, Xadrez, e jogos neste estilo. Nada muito complicado, fáceis de assimilar a regra e divertidos.



A partir desta idade, temos jogos mais complexos e que exigem um pouco mais de conhecimento e menos sorte. Nesta fase, temos os jogos de Estratégia e de Interação.

Nos jogos de estratégia, podemos citar alguns, que exigem mais dos jogadores tanto no aprendizado das regras quanto nas jogadas a serem realizadas: WAR, Scotland Yard, Interpol, Diplomacia, Descobridores do Catan, O Grande Chefão, etc.

Já os Jogos de Interação e de Perguntas/respostas são meus favoritos, mais focados nos jogadores do que no tabuleiro em si e podendo ser jogados com grandes números de pessoas. Eu os acho muito divertidos, e posso sugerir Imagem & Ação, Perfil, Master, Proibido Falar, Diga Logo, Perfil, Jogo do Milhão, Qual é a Música, etc.


Quem tiver mais sugestões deixe nos comentários, pois elas sempre são complementações muito bem vindas! Agora, com licença, acho que vou ali jogar um pouco e volto outro dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário