sexta-feira, 5 de agosto de 2011

[jogos] Lembranças: NES e o jogo Zelda: Ocarina of Time

Em final de junho, ocorreu a comemoração do aniversário do Nintendo 64 (conhecido como NES), que completou 15 anos, e do também do querido porco-espinho azul Sonic, que completou 20 anos! ;)

Falarei primeiro sobre o Zelda (que ainda tem muita gente que chama o Link de ZELDA, enfim..) Bem, alguém aqui tem ainda ou recorda da ansiedade em ter ele em mãos, ver aquela clássica capa vermelha?!

Zeruda no Densetsu: Toki no Okarina foi lançado em 1998, marcado por uma novidade: primeiro jogo da empresa com gráficos totalmente em 3D, vendendo proximadamente 8,5 milhões de cópias, obviamente foi um dos melhores jogos de todos os tempos!

Em 2003, Zelda foi relançado para o Nintendo GameCube como um “bônus”. O disco também incluia uma versão melhorada, intitulada The Legend of Zelda: Ocarina of Time Master Quest.
Ocarina of Time é um jogo de ação/aventura com RPG. Assim como os outros Zeldas, Hyrule é um vasto território no qual Link tem de procurar os calabouços – os dungeons – para conseguir itens e cumprir os objetivos. Em cada calabouço é necessário procurar um mapa e uma bússola, chaves para abrir as portas e um item especial, geralmente usado para derrotar o chefe do calabouço.
Por ser o primeiro jogo da série totalmente em 3D, o jogo foi desenvolvido de modo que não se afastasse da essência dos outros jogos em 2D, mas ao mesmo tempo não limitando a jogabilidade e a exploração do cenário. Durante sua produção, Ocarina of Time apresentou muitas diferenças visíveis na interface com o usuário e na jogabilidade. Inicialmente a versão “criança” de Link não estava presente no jogo, havia apenas o Link adulto e sem a companhia de uma fada. Outra mudança foi no sistema de seleção e de uso de itens, que após diversas versões, finalmente passou a integrar o jogo.
A trilha sonora foi criada por Kōji Kondō, o tradicional colaborador da série Zelda. As músicas foram editadas em 2 CDs: um com as versões originais, e outro em versão orquestrada, intitulado The Legend of Zelda Ocarina of Time Symphony Album.

Ah sim, vale lembrar que a alguns dias foi lançado o The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D, para a Nintendo 3DS, onde podem conferir o vídeo e imagem da capa do jogo. Ainda não joguei, mas os queridos leitores que estão conferindo esse post, podem deixar suas impressões sobre o jogo aqui nos comentários! ;D

Falando um pouco sobre o Nintendo 64…

O N64 foi lançado em 23 de junho de 1996, sendo o terceiro console da Nintendo e que inicialmente se chamou Project Reality e depois Ultra 64, antes de levar o nome definitivo. As novidades ficavam em torno das melhoras na computação gráfica 3D e um novo joystick analógico.

A Nintendo optou por continuar utilizando os conhecidos cartuchos…(que a maioria aqui pode confessar…vocês sopravam eles para ‘pegarem’, né?!)…bem, voltando: essa decisão foi surpreendente, pois a escolha dos concorrentes em utilizar algo mais atualizado, como CD-ROM (Sega Saturn), parece ter prejudicado um pouco as vendas e lançamentos para N64. Cabe lembrar que os CD-ROMs são mais baratos de produzir do que cartuchos.

Mesmo assim, o Nintendo 64 vinha com características “inovadoras”, tais como suas 4 entradas para controles, o joystick analógico, o rumble pak (fazia com que o controle tremesse) e um processador de 64 bits (por isso o nome do console, obviamente).

O primeiro jogo do Mario em 3D foi lançado para o N64 com o título de Super Mario 64, comum a quase todos os jogos 3D até hoje. Outros jogos de sucesso foram Super Smash Bros e The Legend of Zelda: Ocarina of Time (já citado nesse post).

Por fim, vamos lembrar de outro clássico, mesmo sendo da concorrência (Sega)… SONIC!

Então, esse ouriço/porco-espinho (ou seja lá o que quiserem chamar), azul e que corre pra caramba, completou 20 anos! Ok, estamos ficando velhos! \o/ #not

O primeiro vídeo abaixo, é um pouquinho da história do Sonic ao longo dos anos, bacana de assistir e relembrar ;)

Sonic – História YouTube (Créditos para a Sega of Japan)

No começo de julho, foi lançado o demo do Sonic Generations, em comemoração à esses 20 anos do personagem queridos por muitos jovens e adultos. Confiram o vídeo: Demo Sonic Generations – YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário