segunda-feira, 1 de agosto de 2011

[leitura] Idiomas fictícios do cinema, conheça um pouco!

Há uma acirrada disputa de 'favoritismo' de fãs de linguas fictícias: isso ocorre entre o Klingon, criado por Marc Okrand para o filme “Star Trek: The Motion Picture”, e os idiomas élficos, criados por Tolkien para a saga de “O Senhor Dos Anéis”, para mim, dou a vitória aos idiomas élficos de Tolkien. (risos)


* Na série O Senhor dos Anéis, temos 8 idiomas élficos e mais algumas variações e dialetos, praticamente todos esses idiomas foram desenvolvidos por Tolkien de alguma forma. Dentre esses idiomas o mais comum e famoso é o Sindarin que foi vistos nos filmes.

* O sindarin é o idioma mais usado entre os elfos da 3ª era, foi desenvolvido pelos elfos que ficaram para trás na grande marcha durante a 1ª era. Com o retorno dos Noldor para a terra-média, os elfos decidiram pelo sindarin como a língua comum.

* O sindarin é uma língua apenas falada, a escrita élfica é feita no alfabeto tengwar, o alfabeto de todos os idiomas élficos.

* Tolkien criou o sindarin em 1944, ele já havia trabalhando em alguns outros idiomas. Ele se baseava em idiomas como o galês, línguas célticas, inglês antigo, e nórdico antigo.

* Ele não criou esses idiomas para serem usados na vida real, mas fãs e estudiosos desenvolveram eles a ponto de serem usáveis.

* Se você gostou do Sindarin e gostaria de aprender um pouco mais sobre ele, é possível encontrar muitos sites ensinando os vários idiomas da saga “O Senhor dos Anéis”.


Aqui temos alguns deles:
http://www.ardalambion.com.br/curso-de-sindarin/
http://www.jrrvf.com/hisweloke/sindar/online/sindarin.html (dicionário para inglês, francês e alemão)

EXTRA: site com aulas de klingon
http://livrosdamara.pbworks.com/f/29+-+MARC+OKRAND+-+Jornada+nas+Estrelas+-+Dicionário+Klingon_+IV.pdf
http://www.kli.org/kli/langs/KLIPort.html

Esperam que tenham aprendido um pouco sobre essas coisas 'estranhas'... :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário